quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

História da Alimentação

Ao longo da sua história a alimentação sofreu várias transformações, denominadas de revoluções.

O homem nómada, bem como todos os animais, não sabia nada acerca da alimentação, no entanto o seu instinto levou-o a consumir os alimentos certos. Comia os frutos das árvores, caçava e pescava. Tinha uma alimentação equilibrada. Quando o homem se tornou sedentário, começou a domesticar animais ou a plantar os seus alimentos. No entanto, a alimentação tornou-se desequilibrada porque nalguns locais e sociedades o homem alimentava-se à base de cereais, noutros de peixe, noutros dos animais e leite que produziam e noutros de fruta, não diversificando os alimentos.



Quando o homem começa a trocar os alimentos entre si a alimentação torna-se equilibrada.



Então dá-se a invenção da moeda e a alimentação torna-se desequilibrada. Aos poucos e poucos o homem via perdendo os seus instintos alimentares e começa a comer o que fica mais perto e mais barato.



Na actualidade, a maior parte dos homens não tem uma alimentação equilibrada porque, uns não podem comprar os alimentos que necessitam, e outros não sabem fazer uma escolha acertada. Para o ser humano ter saúde é necessário que aprenda quais os alimentos que deve escolher para ter uma alimentação equilibrada.

Sem comentários: